Dúvidas frequentes

Para escolher o melhor modelo e versão de coifa Arix ou Venturi para a sua cozinha, é importante levar em conta algumas informações e características. A seguir, algumas das dúvidas mais frequentes entre nossos consumidores, com respostas e explicações:

1 – Parede ou ilha?
As coifas Arix e Venturi possuem versões que podem ser instaladas junto à parede e, também, versões para fixar no teto, de forma isolada, para atuarem em bancadas na forma de ilhas ou penínsulas, em outro ponto do ambiente. Escolha a mais adequada ao projeto de sua cozinha.

2 – Quais devem ser as dimensões da coifa?
As dimensões da área coberta pela coifa devem ser sempre iguais ou maiores que a largura do fogão ou cooktop sobre o qual ela funcionará. As coifas Arix e Venturi possuem modelos com diversas medidas, compatíveis com diferentes tamanhos de fogões e bancadas.

3 – Meu fogão é de embutir, que tipo de coifa devo comprar?
Neste caso, você pode usar uma coifa de ilha, instalada centralizada sobre o fogão.

4 – Há uma janela ou um registro de água na parede atrás do fogão, é possível instalar uma coifa ali?
Sim, basta escolher um modelo de coifa de ilha, que será fixado no teto da cozinha.

5 – Exaustão ou depuração?
Todas as coifas Arix e Venturi são projetadas e fabricadas para funcionar como depurador – filtrando o ar e devolvendo-o limpo ao ambiente – ou como exaustor – filtrando e conduzindo o ar e os vapores aspirados para fora da cozinha, através de dutos.

Para a instalação e utilização da coifa como exaustor, é necessário, portanto, que sua cozinha possua uma saída para o exterior, onde será conectado o duto ligado à coifa. Essa condição não é necessária para coifas que funcionarão apenas como depurador.

6 – Qual a distância que a coifa deve ter em relação ao fogão?
Para fogões e cooktops a gás, a distância mínima é de 75 cm, e a distância máxima é de 80 cm;

Para fogões e cooktops elétricos, a distância mínima é de 65 cm e a distância máxima de 80 cm.

7 – É preciso ter uma tomada para a coifa? Onde?
Para que sua coifa Arix ou Venturi funcione corretamente, é necessário esteja ligada à corrente elétrica e que a voltagem seja compatível – há versões para 110 volts e para 220 volts. A entrada de energia da coifa está localizada na parte de trás, por isso, é recomendável que a tomada de eletricidade que irá alimentá-la seja exclusiva para o produto e esteja na parede, próximo do local de instalação.

8 – Que capacidade a coifa deve ter?
O ideal é que a coifa tenha a capacidade de renovar (filtrar) totalmente o ar do ambiente da cozinha oito vezes a cada hora. Esse volume de ar é medido em metros cúbicos. Para calcular a dimensão do ambiente de sua cozinha em metros cúbicos, multiplique a largura pelo comprimento e, depois pela altura (pé-direito) do cômodo.

Por exemplo, uma cozinha com medidas de 4 m de largura, 4 m de comprimento e 2,75 m de pé-direito terá 16 m² x 2,75 m = 44 m³. Para que possa renovar oito vezes o ar em uma hora, o motor de sua coifa deve ter uma capacidade igual ou maior a 352 m³/h

As coifas Arix são equipadas com motores com capacidades de 800 m³/h (suficientes para renovar 18 vezes o ar da cozinha do exemplo acima em uma hora) e as coifas Venturi são equipadas com motores com capacidades de 1000 m³/h (suficientes para 23 renovações do exemplo acima por hora).

9 – A Coifa Venturi é boa e funcional?
As coifas Venturi são fabricadas no Brasil com alta tecnologia e são equipadas com motores com capacidades de 1000 m³/h (suficientes para renovar 23 vezes o ar da cozinha por hora). Todos os modelos tem garantia de 1 ano.

10 – A Coifa Arix é boa e funcional?
As coifas Arix são fabricadas no Brasil com alta tecnologia e são equipadas com motores com capacidades de 800 m³/h (suficientes para renovar 18 vezes o ar da cozinha por hora). Todos os modelos tem garantia de 1 ano.

11 – Na Coifa Venturi, como é a manutenção?
É muito importante que a instalação e a manutenção da sua coifa Venturi seja feita por um profissional qualificado e autorizado da Rede Credenciada Venturi. Os técnicos recebem treinamento e são atualizados constantemente pela fábrica. Confira no link “AUTORIZADAS” a Assistência Técnica Credenciada mais perto de você.

12 – Na Coifa Arix, como é a manutenção?
É muito importante que a instalação e a manutenção da sua coifa Arix seja feita por um profissional qualificado e autorizado da Rede Credenciada Arix. Os técnicos recebem treinamento e são atualizados constantemente pela fábrica. Confira no link “AUTORIZADAS” a Assistência Técnica Credenciada mais perto de você.